O objetivo da linha de ação Consumo Consciente é sensibilizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da Administração Pública, possibilitando a economia de recursos naturais, redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais; além de dar preferência, no momento das compras, aos produtos com diferenciais ecológicos, seja na sua constituição (reciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos).
Evitar o desperdicio é usar recionalmente os recursos naturais. Antes de realizar qualquer ação, é importante fazer perguntas como: "Eu realmente preciso usar isso? Ou comprar aquilo? Ou imprimir esse e-mail?"
Conheça alguns recursos e materiais mais desperdiçados:
Consumo consciente na prática
FAÇA blocos de rascunho reutilizando o verso do papel A4;
EVITE usar copos descartáveis
USE critérios ambientais nas compras de materiais, dando preferência aos produtos com diferenciais ecológicos, seja nele próprio (reciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia elétrica, matéria-prima e geração de resíduos);
ADOTE o modo de impressão "rascunho" nas impressoras;
DESLIGUE o monitor do computador no intervalo de almoço;
CERTIFIQUE-SE, ao sair do local de trabalho de que não há luzes acesas e de que o ar condicionado, ventilador, computador e outros equipamentos estão desligados;
USE as escadas, evitando o elevador;
RECUSE embalagens desnecessárias para evitar a geração de resíduo;
INSTALE, nos banheiros, torneiras inteligentes, descargas sanitárias de baixo consumo de água e sensores de iluminação;
GUARDE clipes e gominhas para a reutilização;
USE toda capacidade de memória dos CDs.
Feira de Trocas
Dentro da linha de ação Consumo Consciente, o AmbientAÇÃO também orienta para a realização da Feira de Trocas, onde a negociação tem como princípio a solidariedade e a sustentabilidade. Os funcionários trocam previamente objetos em bom estado de conservação por moedas sociais, independente do valor real da mercadoria. No dia da Feira, cada moeda social poderá ser trocada por um dos objetos arrecadados.