O objetivo da linha de ação Gestão de Resíduos é possibilitar a destinação adequada os resíduos das Instituições, aumentar a vida útil dos aterros sanitários e contribuir para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais das Instituições por meio de doações.

 10rs

Todos nós geramos resíduos. Em média, cada pessoa gera 1 kg de resíduo por dia. No Brasil, grande parte ainda é depositado em áreas irregulares a céu aberto, gerando poluição da água, do solo e do ar, além da proliferação de vetores de doenças, como ratos, moscas, baratas e escorpiões - impactos que poderiam ser reduzidos e evitados com a prática dos 5Rs.

É nesse contexto que se destaca a coleta seletiva - processo de separação e recolhimento dos resíduos, conforme sua constituição em recicláveis e não recicláveis. Além de preservar os recursos naturais e prolongar a vida útil dos aterros sanitários, dispor separadamente os resíduos é uma responsabilidade social, contribuindo para a geração de trabalho e renda, e resgate da cidadania dos catadores de materiais recicláveis.

É importante ressaltar que, em Minas Gerais, com a publicação da Lei 16.689, de 11 de Janeiro de 2007, todos os órgãos públicos do Estado devem, obrigatoriamente, implantar a coleta seletiva e doar os materiais recicláveis para associações e cooperativas de catadores.

A linha de ação Gestão de Resíduos tem como objetivo fazer com que os servidores públicos assumam o papel de corresponsáveis pela gestão dos resíduos por meio da redução do consumo, do reaproveitamento dos materiais e da identificação e separação dos recicláveis no ambiente de trabalho.

tres lixeiras att